Kolkata é a capital do estado indiano de Bengala Ocidental. Banco de localizado a leste do rio Hooghly, é o principal centro comercial, cultural e educacional da Índia Oriental, enquanto o porto de Calcutá é porta mais antiga da Índia, bem como seu único grande porto fluvial. De 2011, a cidade tinha 4,5 milhões de habitantes, a aglomeração urbana, que compreende a cidade e seus subúrbios, foi lar de aproximadamente 14,1 milhões, tornando-se a terceiro mais populosa área metropolitana na Índia. 2008, Sua produção econômica como medido pelo produto interno bruto ficou em terceiro lugar entre as cidades do Sul da Ásia, atrás de Mumbai e Delhi. Como uma cidade metropolitana crescente em um país em desenvolvimento, Calcutá confronta substancial poluição urbana, congestionamento do tráfego, pobreza, superpopulação e outros problemas de logísticos e sócio-econômicas.
No final do século XVII, as três vilas que antecedeu Calcutá eram governadas por nababo de Bengala sob a suserania de Mughal. Após o Nawab concedido à companhia das Índias Orientais uma licença comercial em 1690, a área foi desenvolvida pela empresa em uma base mercantil cada vez mais fortificada. Nababo Siraj ud-Daulah ocupada Kolkata em 1756, e a companhia das Índias Orientais retomaram-lo no ano seguinte e por 1772 assumida plena soberania. Em companhia das Índias Orientais e mais tarde sob o Raj britânico, Kolkata serviu como a capital da Índia até 1911, quando suas desvantagens geográficas percebidas, combinado com o crescente nacionalismo em Bengala, levou a uma mudança da capital para Nova Deli. a cidade foi um centro do movimento de independência indiano; continua a ser um viveiro de política do Estado contemporâneo. Seguintes Indian independência em 1947, Calcutá — que era uma vez o centro de educação moderna Indiana, ciência, cultura e política — testemunhou várias décadas de relativa estagnação económica. Desde o início da década de 2000, um rejuvenescimento económico conduziu à aceleração do crescimento.
Como um núcleo do século XIX- e começo do século XX Bengala renascimento e um centro religiosamente e etnicamente diverso da cultura em Bengala e India, Kolkata estabeleceu tradições locais no drama, arte, cinema, teatro e literatura que ganharam amplas audiências. Muitos povos de Kolkata — entre eles vários ganhadores do Prêmio Nobel — contribuíram para as artes, as ciências e outras áreas, enquanto cultura de Kolkata apresenta idiossincrasias que incluem bairros distintamente close-knit (pontos) e o intercâmbio intelectual freestyle (adda). Parte da Bengala Ocidental da cinema Bengali indústria baseia-se na cidade, que também hospeda veneráveis instituições culturais de importância nacional, tais como a Academia de Belas Artes, o Memorial de Victoria, Asiatic Society, o Museu do Índio e a biblioteca nacional da Índia. Embora lar de grandes palcos Cricket e franquias, Kolkata difere de outras cidades indianas, dando importância ao futebol e outros esportes.
Penulis
- Fernandod
- 100% positive feedback