Jidá (árabe: جدّة Jiddah), por vezes grafado Jiddah ou Jedda, é uma cidade localizada na Costa do mar vermelho, e é o principal centro urbano do oeste da Arábia Saudita. é a maior cidade da província Makkah, o maior porto de mar no mar vermelho e a segunda maior cidade da Arábia Saudita após a capital, Riyadh. a população da cidade atualmente eleva-se a 3,2 milhões. é um importante centro comercial na Arábia Saudita.
Jeddah é a principal porta de entrada para Meca, a cidade mais sagrada do Islã, que os muçulmanos sãos são obrigados a visitar pelo menos uma vez em sua vida. Também é um gateway para Medina, o lugar, em segundo lugar mais sagrado no Islão.
Jeddah é um do mais cosmopolita, diversificada e tolerante de todas as cidades sauditas, hospedagem expatriados de todo o mundo que fizeram Jeddah sua casa. de fontes? Economicamente, Jeddah é centrada no desenvolvimento ainda mais investimentos de capital na liderança científica e de engenharia dentro da Arábia Saudita e do Médio Oriente. Jeddah independente ficou em 4o na África / mid região em termos de inovação em 2009 no índice de cidades de inovação.
Jeddah é uma das cidades de estância primário da Arábia Saudita e foi nomeada uma cidade global beta de segundo nível pelo Globalization e grupo de estudos de cidades do mundo e Network (GaWC).
Historicamente, Jidá tem sido bem conhecido por suas lendária cambistas. Trocadores de o maior dinheiro referido no momento (a tarde Sheikh Salem Bin Mahfouz) eventualmente fundou o primeiro banco da Arábia Saudita, o banco comercial nacional (BCN). Outras notáveis famílias comerciais que afectaram grandemente Arábia Saudita incluem as famílias Ba-eshen, Bajubair, Bajammal, Bakhashab, Bakhashwain, Ali-Reda, Zagr Bin Bin Mahfouz, Balubaid e Kamel, respectivamente.
Penulis
- Filipe2012
- 100% positive feedback
(Portugal)